Cuidados com a hospedagem dos cães
Época de férias e viagens... é um momento muito especial para todos nós.
Momento de rever a família e os amigos. Momentos de descanso e prazer e de conhecer outros lugares e costumes!
Existem diversas regras que devem ser observadas para quem deseja viajar com segurança com seu animal. Para viagens pelo território nacional basta apresentar a carteira de vacinação do animal atestando a validade da vacina anti-rábica, apresentar um atestado de vacinação, fornecido por qualquer veterinário, informado que o animal não possui qualquer doença infecto-contagiosa.
Não se esqueça que para viagens rodoviárias, incluindo o carro da família, o animal NÃO PODE ir solto dentro do carro, devendo ser mantido dentro de “transportes”.

Esse procedimento, por mais angustiante que seja para o proprietário, é a forma mais segura para a família, além de não desrespeitar a legislação de trânsito vigente no Brasil.
Se a viagem for feita através de avião, certifique-se junto à companhia aérea quais são os procedimentos.
Por questão de segurança, há uma limitação no número de animais por voo. Sendo assim, a comunicação com a empresa aérea para o agendamento da viagem de toda a família é primordial.
Para as viagens internacionais a documentação é bem diferente com pré-requisitos específicos de cada país.
Não se esqueça que, ao regressar para o Brasil, você deve apresentar todas as documentações solicitadas pelas autoridades e que, às vezes, não são as mesmas exigidas pelos países estrangeiros.
A falta de documentação pode fazer seu animal de estimação voltar para o país de origem (olha a confusão!) e o que era uma viagem em família acaba se tornando um pesadelo.
Mas, o que fazer com os nossos animais de estimação quando não é possível levá-los na viagem?
Nossa “Bolinha”, um canino da raça poodle, infelizmente não poderá nos acompanhar e decidimos deixá-la em um hotel para animais.
Confesso que foi uma decisão difícil… Em outras oportunidades, já tivemos experiências péssimas que nos deixaram um tanto mais cuidadosos com isso. Nem tudo o que parece realmente é, quando se trata de hotéis para cães.
A convivência com outros da espécie pode ser boa ou muito ruim, dependendo dos reais cuidados que os responsáveis pelo hotel tiverem.
Mas o ponto é: quais são os cuidados antes de deixar nossos animais nesses hotéis? Sugiro algumas orientações:
- Visite o local antes de deixá-lo para verificar as condições de higiene e segurança;
- Verifique os hábitos do local. Os animais ficam soltos ou presos? Por quanto tempo? Qual o tamanho do local onde ficam confinados? O local é aberto ou
- fechado? Possui ventilação ou ar-condicionado?
- Verifique a periodicidade da limpeza das instalações, incluindo os canis, potes de comida e água e a limpeza da piscina, quando houver;
- Certifique-se que o local não receberá animais agressivos ou anti-sociais;
- O local deve exigir a carteira de vacinação do animal, atestando que todas as vacinas estão em dia;
- Usar um bom produto ectoparasiticida, impedindo a infestação do animal com pulgas, carrapatos ou piolhos (muito comum quando se juntam vários animais, cujos donos tem diferenciais de trato);
- Por mais que os locais ofereçam serviço veterinário, avise o seu médico de confiança que você está viajando e que qualquer emergência ele poderá ser avisado;
- Alguns locais oferecem serviço de acompanhamento via internet o que pode ser um diferencial na hora da escolha;
- A indicação de um serviço de qualidade, quando possível, é essencial.
No mais, um 2014 repleto de realizações profissionais e pessoais, com muita alegria, saúde e uma excelente viagem e na volta, bons momentos com seu animal de estimação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário